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Tecnologia e tendências

Velas de ignição da Bosch: o compasso do motor
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Generalidades sobre ignição





A vela de ignição é um dos componentes mais importantes de um veículo com motor a gasolina. Esta é responsável por colocar o motor em funcionamento, assegurando também um arranque seguro. Na verdade, esta é mesmo decisiva para o rendimento ideal e o funcionamento seguro do motor. Isto aplica-se em especial aos sistemas modernos de gestão do motor, em que as velas de ignição e o respetivo design têm vindo a ganhar cada vez mais relevo.

A tarefa da vela de ignição é assegurar uma combustão controlada do combustível no motor. Para isso, esta introduz na câmara de combustão alta tensão gerada pela bobina de ignição. Aqui, a mistura de ar/combustível densificada entra em ignição por intermédio da faísca elétrica que se forma entre os elétrodos.

Princípio aprovado em versão especial


O princípio da vela de ignição é genialmente simples e simplesmente genial. Através de um condutor isolado do motor é transmitido um impulso de alta tensão para um elétrodo e, a partir deste, salta uma faísca para um elétrodo de massa. A mistura entra em ignição precisamente com esta faísca.

As seguintes características determinam quais os requisitos que uma vela de ignição tem de cumprir: o tipo de construção, os materiais utilizados, bem como o processo de produção aplicado.

A definir tendências: a Bosch como precursora do desenvolvimento





A Bosch investe muito em investigação e desenvolvimento. É assim que consegue estar sempre a introduzir novas velas de ignição na produção em série, que estão à altura dos requisitos mais extremos. Ou seja, menos consumo, menos emissões, tamanho reduzido. A indústria automóvel internacional sabe valorizar estas inovações e, por isso, trabalha em colaboração com a Bosch desde o início.

Eis o que define o trabalho de desenvolvimento na Bosch:


Máxima precisão como base: produção praticamente sem tolerâncias, assim como novos desenvolvimentos em termos de geometria, materiais e processos de produção.
Novos materiais: as ligas de alta qualidade em platina, irídio e ródio contribuem para contrariar os efeitos do desgaste das velas de ignição.
O posicionamento exato da faísca de ignição na área da câmara de combustão é garantido pela posição longa da faísca de ignição.
O elétrodo de massa alinhado assegura a ignição segura nos motores com injeção direta por pulverização.
Dimensões de montagem mínimas: mais possibilidades para os construtores de motores.
Simulação por computador: com um sistema de simulação único no mundo da vela de ignição perfeita para sistemas de injeção direta a gasolina na calha.
Substituir a dispendiosa platina: a Bosch tem vindo a fazer investigações com materiais extremamente fiáveis para elétrodos e contactos que tornem as velas de ignição mais baratas e duradouras.

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